Bioplastia

bioplastia e preenchimentoBioplastia: Procedimento que tem por definição ser uma plástica sem cortes nem cirurgia, realizada pelo implante de materiais biocompatíveis em planos anatômicos profundos, por meio de um processo minimamente invasivo.

A bioplastia se trata de um procedimento médico feito sob anestesia local, com o mínimo sangramento e com curta duração, quando comparado a outras plásticas convencionais. 

Pelo fato de não haver necessidade de sedação, com a bioplastia existe a possibilidade de o paciente permanecer acordado no transcorrer do procedimento, participando ativamente, podendo opinar quanto ao volume e forma a ser dado para a região escolhida.  

De qualquer forma, é importante saber que a decisão quanto ao formato e quantidade de produto é do médico, pois somente este tem conhecimento das possibilidades de atuação desta técnica.

A substância comumente utilizada para implantes com a bioplastia é o polimetilmetacrilato (PMMA), um composto de microesferas, de tamanho que varia entre 40 e 110 microns, portanto, maior que um macrófago, não possibilitando a fagocitose e tornando este um implante definitivo. Em outras palavras, estas microesferas se mantêm no local almejado, não migrando, nem sendo reabsorvida pelo organismo.

Outra característica deste produto é propriedade que o mesmo tem de estimular a formação de colágeno de forma natural.

O PMMA é um composto que tem sido utilizado para diversos fins, desde para a correção de cicatrizes até sequelas decorrentes de trauma. Outras intervenções são motivo de procura deste procedimento com o preenchimento de glúteos, bioplastia de nariz, bioplastia de bíceps, bioplastia para preenchimento dos lábios, bioplastia nos ombros (deltoide) e bioplastia em coxas.  

Com a bioplastia é possível atuar, também, em regiões como maçã do rosto, preencher rugas e sulcos, como os sulcos nasogenianos e labiogenianos, na linha da mandíbula, no preenchimento do queixo, preenchimento no dorso das mãos.

Por meio da bioplastia tem a propriedade de criar volumes em determinadas regiões do corpo, ela tem atuado também, no tratamento da flacidez da pele, na elasticidade da pele, entre outros. Todas essas formas de intervenção da bioplastia têm sido chamadas no Brasil de biomodelação corporal. 

Materias absorvíveis para bioplastia:

A bioplastia se caracteriza por ser realizada com implante do PMMA, de modo a ser uma plástica definitiva. Por essa razão, todo o procedimento definitivo deve ser realizado em pelo menos duas (2) sessões, aplicando menos quantidade do que se almeja na primeira aplicação. Posteriormente, se complementa para chegar aos resultados desejados. 

Em muitos casos faz se uso do ácido hialurônico, produto absorvível naturalmente pelo nosso organismo. Casos em que se busca perceber gradativamente as mudanças no corpo, para depois optar pelo PMMA.

Locais para o preenchimento com bioplastia:

Bioplastia de lábios: Os lábios são muito importantes na aparência facial, por isso, os procedimentos paraaumentá-los são bastante procurados. O chamado “arco do cupido” pode ser trabalhado e as imperfeições causadas pelo envelhecimento também.  

bioplastia de labiosEntre as substâncias utilizadas na bioplastia de lábios, está o ácido hialurônico, que é o mais indicado nesse procedimento por oferecer um efeito mais natural aos lábios, além de estimular a produção de colágeno. A duração do preenchimento labial com ácido hialurônico permanece entre seis (6) meses a um (1) ano.

Bioplastia de Glúteos: A bioplastia para esta região é procurada tanto pelas mulheres quanto pelos homens. Além de aumentar o volume das nádegas, a bioplastia de glúteos pretende dar formato e preencher depressões. Para isso, são realizadas injeções de PMMA, substância que estimula a produção de colágeno no paciente.

Bioplastia de Nariz: Existem diversas possibilidades de intervenção na região do nariz com uso da técnica de bioplastia. Entre as alternativas, busca-se elevar a sua ponta por meio de um sustentáculo nasal realizado em sua base.

Bioplastia de pálpebras: O efeito de envelhecimento causado pelas olheiras também pode ser trabalhado com a bioplastia. As injeções preenchem a depressão que causam as olheiras, agindo no fundo das mesmas, melhorando tanto a cor (roxa ou azulada) quanto as dobras de gordura e rugas da região. 

Bioplastia em maçã do rosto: O volume do rosto que é perdido em razão do envelhecimento pode ser trabalhado, bem como a definição a maxila. A bioplastia na maçã do rosto influencia no jogo de luz e sombra do rosto, gerando o efeito do “blush” e diminuindo a flacidez da pele no local preenchido.

Bioplastia em linha da mandíbula: A linha da mandíbula é o traço que faz a divisão entre o rosto e o pescoço e é uma das características mais dominantes no rosto, por interferir nas características e no formato da face. Com a bioplastia da linha da mandíbula, busca-se realçar, atuar nas "bolsinhas de gordura" acumuladas ao lado do queixo e trabalhar na diminuição da flacidez. Pessoas com o rosto em formato “oval” podem alargar o terço inferior da face, uma vez que se trata de uma técnica de preenchimento. Os produtos utilizados para o procedimento podem ser tanto os absorvíveis quanto definitivos.

Bioplastia peitoral: A bioplastia pode ser utilizada para aumentar essa região em pessoas que apresentam peito desproporcional ao resto do corpo e não conseguem o aumento desejado por meio de exercícios físicos. Pessoas com Síndrome de Poland, por exemplo, são indicadas para este procedimento

Bioplastia em Lipodistrofia: Portadores de HIV acabam perdendo o volume do rosto e de outras partes do corpo decorrente à medicação usada para tratar a doença. O preenchimento em lipodistrofia pode ser realizado com bioplastia, de modo a ajudar para que os mesmo não fiquem descontentes ao ver o emagrecimento decorrente do tratamento, o que, muitas vezes, leva ao autocancelamento da medicação, por ficarem com a autoestima baixa, desestimulando o processo. 

Bioplastia de ombros: A bioplastia para aumento do deltoide é realizada em homens e mulheres, sendo indicada para aqueles pacientes com assimetria muscular, hipotrofia muscular, harmonização corporal, que pretendem trabalhar na correção de cicatrizes ou que tiveram afundamento com perda da camada adiposa.  

 



Deixe seu recado



® Todos os direitos reservados - Clínica Leger 2015.

Diretor técnico médico:
RJ Dra. Gina Matzenbacher CRM-RJ 854492/RQE 20820 
SP Dr. Roberto Chacur CRM-SP 124125/RQE 33433 
*As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Desenvolvido por