Lipoaspiração

Lipoaspiração: Procedimento realizado por meio da introdução de uma cânula metálica no subcutâneo que, ligada a um aparelho a vácuo, aspira quantidades de gordura.

À medida que a cânula é movimentada no interior da zona de acúmulo de gordura, a mesma é absorvida para o interior da cânula e retirada do subcutâneo. Com a lipoaspiração existe a possibilidade de retirar maior ou menor quantidade de gordura do interior das zonas de depósito exagerado.

As células gordurosas têm a capacidade de aumentar ou diminuir de volume, de acordo com a quantidade de gordura absorvida no seu interior. Vários locais do corpo servem de acúmulo para estas células e podem ser submetidas à lipoaspiração, porém, a maior parte fica na camada subcutânea. Existem, entretanto, outras regiões que também servem de depósito, como o interior da cavidade abdominal, entre as alças intestinais.

O grau de adiposidade (quantidade de gordura) de uma pessoa depende de vários elementos, entre eles estão fatores genéticos e tipo de alimentação. O primeiro, sem dúvida, é importante no desencadeamento de um depósito maior ou menor de gordura, uma vez que existem verdadeiras linhagens familiares predispostas a estes depósitos.

O tipo de alimentação é, também, fator importante para o desencadeamento do acúmulo de gordura, de modo que um mau hábito alimentar pode, facilmente, desencadear a obesidade. Sabe-se, no entanto, que exercício e dietas têm condições de proporcionar a queima dessa gordura e propiciar o emagrecimento.

Existem, por outro lado, depósitos de gordura localizados em determinadas regiões do organismo que, mesmo com regimes alimentares ou exercícios localizados, permanecem presentes. Nesse raciocínio, cabe lembrar que a lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade, mas para a retirada de acúmulos de gordura localizada em determinadas regiões do organismo.

Exemplos mais comuns:

À medida que a idade avança, o depósito de gordura na região abdominal inferior (abaixo da cicatriz umbilical) tende a ficar cada vez maior, formando uma saliência mais ou menos proeminente. A região dos quadris é outra zona que também pode acumular gordura, formando os temidos culotes.

No final da década de 70, um francês chamado Illouz, relatou um método de retirada de gordura localizada por um procedimento denominado lipoaspiração. No culote, por exemplo, a gordura deposita-se na face lateral da coxa dando aspecto antiestético característico desta alteração, sendo a lipoaspiração uma boa indicação.

Ao realizar a lipoaspiração, a retirada da gordura do subcutâneo desencadeia, inicialmente, uma zona de excesso de pele. Entretanto, com o tempo, este excesso vai sofrendo uma retração progressiva. Depois de 30, 60 ou 90 dias, observa-se que a pele não apresenta mais as dobras características do excesso. Às vezes, são necessários de seis (6) meses a um (1) ano para que ocorra esta acomodação da pele.

Veja mais sobre lipoaspiração.



Deixe seu recado

® Todos os direitos reservados - Clínica Leger 2015.

Diretor técnico médico:
RJ Dra. Gina Matzenbacher CRM-RJ 854492/RQE 20820 
SP Dr. Roberto Chacur CRM-SP 124125/RQE 33433 
*As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Desenvolvido por