Drenagem linfática: Este tratamento consiste em uma massagem realizada pelo fisioterapeuta com conhecimento aprofundado em anatomia e fisiologia do sistema linfático. Ao pressionar as mãos e os polegares, o profissional de fisioterapia cria movimentos suaves e precisos, circulares ou espirais.
Primeiramente, trabalha-se com os membros superiores e, de forma progressiva os inferiores. O tempo de duração da drenagem linfática manual é em torno de 30 a 40 minutos para a facial, e 50 minutos à uma hora a corporal.
O que é a linfa?
De todos os fluidos do corpo, os dois mais importantes são o sangue e a linfa. O sangue é formado pela parte sólida, constituída de células, leucócitos, glóbulos brancos e plaquetas, ao passo que a parte líquida é constituida pelo plasma.
A linfa é derivada do sangue, possuindo plaquetas, plasma, leucócitos e cloreto de sódio. Sua função é distribuir os nutrientes para o corpo, bem como, transportar os gases para o sangue e, consequentemente, para as células.
A linfa é um líquido transparente, podendo ser amarelado ou incolor, transportada pelo sistema linfático, constituído de vasos próprios (vasos linfáticos). Na sua constituição estão suspensos em maior número os linfócitos, mas também glóbulos brancos e glóbulos de gordura.
Este líquido está presente no interior dos vasos linfáticos e é responsável pelo transporte do excesso de líquidos e toxinas do organismo. Ele circula sempre em direção ao coração, onde se mistura com o sangue e começa a fazer parte dele.
Quando a circulação não está correta, esse líquido pode se acumular em diversas partes do corpo causando inchaço e podendo colaborar na formação da celulite. A acumulação de líquido pode ser ocasionada por diversos fatores, entre eles o excesso de sódio (presente no sal), gordura, alterações hormonais, problemas circulatórios, processos inflamatórios e roupas apertadas.
Como a drenagem linfática atua no organismo?
O mecanismo da drenagem linfática ajuda a bombear os gânglios localizados logo abaixo da pele, levando as toxinas e os líquidos acumulados a circularem com maior facilidade.
A drenagem linfática estimula a regeneração dos tecidos, tem ação anti-inflamatória e favorece o predomínio do sistema nervoso parassimpático (parte do sistema nervoso autônomo que preside à recuperação de forças e à regeneração de tecidos).
Além disso, a drenagem linfática tem ação tranquilizante e relaxante, dando ao paciente sensação de bem-estar.
Quais as indicações para a drenagem linfática?
• Antes e depois de cirurgias (porque acelera o fluxo da linfa que percorre os gânglios linfáticos, estimulando o sistema imunológico para diminuir a resposta inflamatória no pós-operatório);
• Edemas (inchaço causado pelo acúmulo de líquido);
• Linfendemas;
• Fleboedemas (edema de origem linfática);
• Tratamento de revitalização facial.
Quantas sessões são necessárias para a drenagem linfática fazer efeito?
São recomendadas de seis (6) a dez (10) sessões, de uma (1) a três (3) vezes por semana. Tudo varia de acordo com os resultados obtidos e os objetivos do paciente.
Quais os resultados esperados?
• Eliminação de líquido, observado pelo aumento da eliminação de urina;
• Amenizar medidas, quando decorrentes de retenção hídrica;
• Amenizar os sinais da celulite;
• Atuar no funcionamento do intestino;
• Relaxamento muscular;
• Atuar na oxigenação;
• Atuar na defesa e ação anti-inflamatória;
• Dinamização dos processos catalisadores de uma boa cicatrização.
® Todos os direitos reservados - Clínica Leger 2015.
Diretor técnico médico:
RJ Dra. Gina Matzenbacher CRM-RJ 854492/RQE 20820
SP Dr. Roberto Chacur CRM-SP 124125/RQE 33433
*As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.