Ácido Hialurônico para Preenchimento

 

preenchimento acido hialuronicoÁcido hialurônico: Substância formada por um biopolímero constituído de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina que está presente em quase todos os organismos vivos.

O ácido hialurônico é encontrado em abundância na pele dando volume, sustentação, hidratação e elasticidade. A principal função do ácido hialurônico é preencher os espaços entre as células, reservando água e mantendo as células hidratadas.

 A quantidade dessa substância produzida é inversamente proporcional à idade dos seres vivos, portanto, o surgimento das rugas está ligado à produção de ácido hialurônico pelo nosso organismo. Este, por sua vez, ajuda a preservar a integridade das fibras de colágeno e, quando idosos, sua formação se dá em menor quantidade. 

Quando o ácido hialurônico foi descoberto para esta finalidade?

O ácido hialurônico foi descoberto quando 1934, os farmacêuticos alemães Karl Meyer e John Palmer isolaram a substância e descobriram que nela continham micromoléculas de açúcar e presença de ácido urônico.  

No ano de 1942, estas micromoléculas começaram a ter utilização comercial pelo húngaro Endre Lalaza, que continuou a pesquisar a partir dos estudos de Meyer, quando em 1966, começou a ser realmente utilizado na medicina, mantendo sua utilização até os dias de hoje. 

Acido hialurônico para preeenchimento de lábios:

acido hialuronico labiosPara a realização do preenchimento de lábios é na maioria das vezes indicado o uso de ácido hialurônico em vez de substâncias definitivas, como o PMMA. Isso porque, o ácido hialurônico no preenchimento de lábios deixa a região com a textura mais parecida com a natural.

Além disso, pelo fato do ácido hialurônico ser absorvível em alguns meses, é possível que o paciente opte por volumes maiores ou menores, ou simplesmente não realize mais o preenchimento, voltando ao tamanho inicial. 

Como é produzido o ácido hialurônico sintético?  

Sua produção é feita a partir da fermentação de resíduos vegetais por bactérias do gênero Streptococcus, ou pela fermentação do açúcar da beterraba, realizada pelos lactobacilos. 

Em medicina, como é utilizado o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico na medicina é utilizado tanto na forma de cremes quanto para preenchimento de rugas, depressões, sulcos na pele, “pés de galinha”, contorno mandibular, preenchimento dos lábios, da “maçã do rosto”, queixo, mandíbula, seios, nádegas, bochechas e, também, para suavizar cicatrizes.  

Como o ácido hialurônico é administrado pela medicina?

O ácido hialurônico é injetado na derme (segunda camada cutânea) e, ao ser degradado, detém moléculas de água, tornando a pele mais hidratada, com aparência mais saudável, mantendo o volume no local do preenchimento.  

Esse procedimento é de pouca duração, sem cortes e cicatrizes e com anestesia local. É absorvível pelo corpo, não deixando resíduos e a sua duração vai de seis a 12 meses, dependendo do organismo de cada paciente.  

Quais os riscos da sua utilização?

Existe o risco de o organismo rejeitar o ácido hialurônico, porém, os casos são muito raros, uma vez que essa substância já é conhecida pelo organismo. A pele pode ficar vermelha no local da aplicação, mas voltará ao normal em no máximo dois (2) dias, áreas endurecidas, por no máximo duas (2) semanas e hematomas.  

O paciente pode, também, não gostar do resultado, tendo em vista que o procedimento é feito com aplicações graduais, permitindo também retoque ao longo do tempo.  

Com quais outros procedimentos o ácido hialurônico pode ser associado? 

Podem ser administrados junto ao preenchimento com ácido hialurônico alguns tratamentos prévios como peelings - físico e químico -, subcisão, toxina botulínica, intradermoterapia, laser, luz intensa pulsada, radiofrequência e infravermelho para a aquisição de melhores resultados.

Veja também informações sobre preenchimento definitivo com bioplastia.



Deixe seu recado

® Todos os direitos reservados - Clínica Leger 2015.

Diretor técnico médico:
RJ Dra. Gina Matzenbacher CRM-RJ 854492/RQE 20820 
SP Dr. Roberto Chacur CRM-SP 124125/RQE 33433 
*As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

Desenvolvido por