Subcisão: A subcisão é realizada sob anestesia local, onde é introduzida uma agulha cortante sob a pele num movimento de "vai e vem", rompendo o tecido fibroso.
O que é subcisão?
Excesso de peso, sedentarismo, hormônios, cigarro, roupas justas, má alimentação, são algumas das caudas das celulites. O tratamento com subcisão é um procedimento cirúrgico que visa amenizar o aspecto dos furinhos indesejáveis e combater o efeito casca de laranja (celulite grau 4).
A subcisão age eliminando os septos fibrosos subcutâneos, que puxam a superfície da pele para baixo, ocasionando a depressão na pele.
Como é realizada a subcisão?
A cirurgia é realizada sob anestesia local, onde é introduzida uma agulha bisturizada sob a pele num movimento de vai e vem, rompendo o tecido fibroso e liberando sangue. Portanto, a subcisão é o descolamento da pele, um procedimento com duração de 30 a 40 minutos.
Após a subcisão, ocorre a formação de hematomas (manchas roxas) na pele, que duram de duas (2) a três (3) semanas, decorrentes do sangramento provocado pelo objeto cortante. Esses hematomas vão estimular a produção de colágeno e o surgimento de um novo tecido na região, que deverá ter aspecto mais liso, amenizando a celulite.
Esse processo e chamado de preenchimento autólogo, uma vez que é utilizado o tecido do próprio corpo da paciente como material preenchedor das depressões.
Quantas sessões de subcisão são necessárias?
A quantidade de sessões dependerá da quantidade de furinhos presentes na pele, pois o tratamento pode tratar de duas (2) a três (3) depressões por sessão. O intervalo entre cada tratamento deve ser de no mínimo 30 dias.
Em quanto tempo os resultados da subcsão aparecem?
Logo após o procedimento de subcisão é possível perceber a diminuição na aparência da celulite, porém, o resultado definitivo é notado após a resolução dos hematomas, ou seja, duas (2) a três (3) semanas após a cirurgia.
Como é o pós-operatório?
O período pós-operatório é relativamente longo, durando cerca de 30 dias, além de apresentar algum desconforto. Nesta etapa, são indicados cuidados especiais por parte da paciente, como o uso de cinta compressiva e o acompanhamento médico.
® Todos os direitos reservados - Clínica Leger 2015.
Diretor técnico médico:
RJ Dra. Gina Matzenbacher CRM-RJ 854492/RQE 20820
SP Dr. Roberto Chacur CRM-SP 124125/RQE 33433
*As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.