Tratamento para cicatrizes: As cicatrizes podem ser geradas após acidentes, cirurgias ou acne, não saem naturalmente e têm aparência desagradável. Para isso, foram desenvolvidos diversos tratamentos a fim de amenizar essas marcas indesejáveis. Para cada paciente, deve ser avaliado o melhor processo, já que as cicatrizes podem possuir intensidades diferenciadas. Veja alguns tratamentos:
Laser CO2 fracionado: Um dos procedimentos para o tratamento das cicatrizes consiste em um feixe de luz que é atraído pelas moléculas de água do organismo, vaporizando estas e estimulando a cicatrização e a produção de colágeno. O laser CO2 fracionado no tratamento de cicatrizes remove a parte mais superficial da pele, levando à substituição das células envelhecidas.
O aumento da produção de colágeno permite amenizar as cicatrizes, manchas na pele e estrias. Este tratamento para cicatrizes tem como tempo de recuperação, geralmente, é de três (3) a sete (7) dias, para somente depois retornar às atividades cotidianas. É indicado maior cuidado com a exposição solar.
Peeling químico: Tratamento em que são aplicados produtos sobre a pele de modo a causar uma descamação, retirando as células mortas e promovendo a remonovação da mesma. O peeling químico tem a propriedade de reduzir a presença das rugas, bem como, amenizar o aspecto das cicatrizes.
Cicatrizes de acne: Os adolescentes são os que mais sofrem com o aparecimento de acne, porém ela também pode surgir entre os 20 e 40 anos, principalmente nas mulheres. Quando em graus mais altos, podem ocasionar marcas como manchas e cicatrizes na pele. Seu surgimento não ameaça a saúde, porém interfere na aparência.
Essas cicatrizes de acne aumentam gradativamente com o passar do tempo, em decorrência da perda da propriedade de filtrar as células com qualquer tipo de anomalia, fazendo com que estas fiquem cada vez mais perceptíveis. Como ninguém deseja essas cicatrizes de acne na pele, foram desenvolvidos alguns tratamentos capazes de amenizá-las, como o próprio laser Co2 fracionado.
Preenchimento em cicatrizes: Os preenchimentos implantes líquidos infiltrativos colocados sob as cicatrizes a fim de aumentar o volume do local. Com isso, estas cicatrizes ficam niveladas com a pele ao seu redor, diminuindo a sua aparência. O material para preenchimento no tratamento de cicatrizes pode ser tanto definitivo quanto absorvível.
Luz Intensa Pulsada (LIP): Trata-se de uma fonte de energia luminosa diferente do laser que apresenta diversos comprimentos de onda. Pode ser utilizada em várias funções, entre elas: lesões da pele como rugas finas, rosácea, manchas senis, mudanças na textura da pele, sardas, olheiras, cicatrizes e pigmentação em geral. Além de todas essas funções, também é utilizada para depilação.
Dermoabrasão em cicatrizes: Com a ajuda de um equipamento altamente abrasivo, a epiderme e parte da derme são removidas, proporcionando a regeneração de uma pele mais macia e regular. O paciente necessita se afastar das atividades por três (3) a quatro (4) semanas e evitar contato por muito tempo com o Sol por alguns meses.
Zetaplastia em cicatrizes: Técnica cirúrgica utilizada mais frequentemente para reposicionar uma cicatriz de forma que esta adquira uma posição mais paralela às linhas naturais e pregas da pele, tornando-as menos notáveis. É indicada em cicatrizes hipertróficas (mais elevadas). Consiste em mudar a direção da cicatriz, quebrando-a em um "z".
Peeling de cristal: Microcristais de óxido de alumínio são colocados na pele, promovendo uma esfoliação. Com isso, desencadeia-se uma inflamação aguda localizada, fazendo com que os fibroblastos (célula constituinte do tecido conjuntivo) produzam colágeno para a regeneração da pele. Melhora o aspecto do tecido cutâneo por meio da renovação celular, diminuindo rugas finas, manchas, estrias e cicatrizes.
Enxertos em cicatrizes: Neste procedimento, ocorre transferência de pele de uma parte mais saudável do corpo, chamada de área doadora, para a área da cicatriz (leito receptor).
QUAIS SÃO OS TIPOS DE CICATRIZES?
Existem quatro tipos de cicatrizes:
1) Normatróficas: Apresentam a mesma cor e textura da pele;
2) Atróficas: Mesma coloração, porém apresentam depressões na pele;
3) Hipertróficas: São as causadas por acne e apresentam uma grave inflamação, com textura diferenciada na pele;
4) Quelóides: As mais elevadas. Apresentam coloração e textura diferentes das da pele.
® Todos os direitos reservados - Clínica Leger 2015.
Diretor técnico médico:
RJ Dra. Gina Matzenbacher CRM-RJ 854492/RQE 20820
SP Dr. Roberto Chacur CRM-SP 124125/RQE 33433
*As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.