Tratamento para rugas: a bioplastia pode preencher rugas, sulcos, depressões, cicatrizes, assimetrias faciais e corporais.
Tipos de tratamento para rugas:
Atualmente, existem várias técnicas eficazes para o tratamento de rugas.
Tratamento clínico das rugas:
Cremes: substâncias antioxidantes, ácidos retinóicos e outros ácidos. Existem, também, substâncias precursoras de colágeno, em fórmulas e concentrações recomendadas por profissionais da área de dermatologia.
Peeling para rugas: aplicação de substâncias químicas para o tratamento para rugas provocam a descamação da pele.
Dermoabrasão: utilizando-se um instrumento rotativo-abrasivo, procede-se a um lixamento mecânico da pele.
Implantes: substâncias de preenchimento para tratamento de rugas e sulcos. Exemplo: ácido hialurônico.
Toxina botulínica para rugas: quando injetada na pele, relaxa temporariamente o músculo que causa ruga, podendo ser indicado para o tratamento de rugas de expressão.
Tratamento a laser para rugas: por meio de um feixe de raios, as rugas da pele são vaporizadas.
Lifting Facial em rugas: levantamento cirúrgico da face que trabalha a consistência facial e ameniza as rugas.
Blefaroplastia: plástica das pálpebras, tratamento para rugas desta região.
Bioplastia em rugas: com a bioplastia é possível preencher e tratar as rugas de forma definitiva.
As camadas da pele:
Epiderme: a epiderme se adelgaça devido ao aplainamento dos cones interpapilares e da diminuição do número e volume das células.
Derme: aqui ocorre a atrofia por destruição das fibras colágenas e fibras elásticas, dando à pele um aspecto característico, chamado de elastose solar. Ocorre, frequentemente, em regiões expostas às radiações dos raios ultravioletas do sol.
Hipoderme: a alteração da epiderme e da derme se caracteriza pelo afinamento da pele cuja cor adquire tonalidade ligeiramente amarelada, aparecimento de pregas, rugas, telengectasias (pequenos vasos), manchas escuras (melanose solar).
Classificação das rugas:
Rugas primárias: constitui uma depressão linear que interrompe a uniformidade da superfície cutânea por diminuição da camada hipodérmica ou por atrofia dérmica.
Rugas secundárias: são continuações das rugas da primeira fase. A troca de fase é variável no tempo e depende de cada indivíduo, acentuando a profundidade inicial.
Rugas terciárias: a aparição tardia das rugas ocorre por ptose cutânea (queda ou deslocamento). É observável em uma pele que perdeu sua elasticidade e tonicidade pelo peso do tecido, ou seja, por flacidez, levando ao deslocamento em queda da pele da face.
Tipos de envelhecimento e aparecimento das rugas:
Envelhecimento verdadeiro intrínseco: esperado, previsível, inevitável e progressivo.
Envelhecimento extrínseco ou fotoenvelhecimento: causado por exposição continuada e abusiva aos raios solares. A pele apresenta, precocemente, alterações comuns à pele senil.
Tipos de rugas:
Rugas de Expressão:
É a acentuação permanente das pregas normais da face. Exemplo: pés de galinha (pequenas rugas do ângulo externo do olho). Pequenas rugas peribucais (em torno da boca) tornando difícil a maquiagem dos lábios.
Sulcos:
Os sulcos são secundários ao afrouxamento cutâneo-muscular, por alteração da derme-hipoderme e ação da gravidade. Exemplo: Queixo duplo. Sulcos nasogenianos - queda do tecido gorduroso contribui para acentuação dos sulcos (do nariz aos lábios).
Envelhecimento das Mãos:
O envelhecimento das mãos ocorre igualmente como no rosto, pois é uma área muito exposta ao sol. Pelo fato de o indivíduo não dedicar os mesmos cuidados da face, geralmente é mais danificada.
Os recursos para tratamento das mãos são os mesmos do rosto. Exemplo: Cremes, peeling, laser, implantes.
O que são as rugas?
As rugas faciais constituem um dos parâmetros mais visíveis do fenômeno fisiológico do envelhecimento cutâneo, sendo que o envelhecimento da pele é um fenômeno fisiológico irreversível e evolutivo. Esse fator constitui um reflexo da idade biológica do indivíduo e nem sempre corresponde à idade cronológica.
O envelhecimento celular é acelerado, também, sob a influência do meio ambiente, de modo que, num mesmo indivíduo, a pele pode estar preservada em áreas cobertas pela roupa e mais envelhecida em áreas expostas à ação cumulativa das radiações actínias do sol, favorecendo a formação de rugas.
O estudo do envelhecimento é complexo e multidisciplinar, envolvendo a área da Dermatologia, Clínica Médica, Oncologia da Cirurgia plástica, Farmacologia e de Biologia Celular e Molecular.
® Todos os direitos reservados - Clínica Leger 2015.
Diretor técnico médico:
RJ Dra. Gina Matzenbacher CRM-RJ 854492/RQE 20820
SP Dr. Roberto Chacur CRM-SP 124125/RQE 33433
*As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.